Personal

Os meus 5 essenciais de trabalho

Depois da semana que passou, das mais agitadas e atarefadas que me lembro de ter tido nos últimos meses, este fim-de-semana não foi para descanso mas sim para pôr trabalho em dia! Com a chuva e o céu cinzento a vontade de sair também não era muita – e além do mais eu sou um desses seres estranhos cuja alma só se sente descansada depois de ter o trabalho todo feito.

Foram muitas horas à secretária, entre estudo para medicina, respostas a e-mails em atraso e edição de artigos para o Miss Tangerine. Confesso que não é de agora, são sempre muitas horas! Como tal, e porque muitas de vocês frequentemente me perguntam quais são os meus métodos de trabalho e como mantenho a minha vida organizada, achei interessante hoje trazer-vos os meus cinco essenciais para trabalhar!

O primeiro não podia deixar de ser o meu computador (#1), um MacBook Air da Apple

. Comprei-o o ano passado antes de ir para Florença, já que não tinha nenhum computador portátil e obviamente não poderia ter ido com a minha torre de secretária atrás de mim (até porque já levei peso suficiente nas malas como foi!)… Digo-vos, foi a melhor compra que fiz e não me arrependo nem um bocadinho. Funciona como no dia em que o comprei, é super leve, e esta mobilidade significa que consigo fazer tudo a partir daqui, em qualquer lado.

O meu segundo essencial de trabalho é (riam-se!) o chá (#2). Não consigo trabalhar sem chá. Em rigor, não penso que consiga viver sem chá! Por não ser grande adepta do sabor do café, ainda que beba quando preciso mesmo mesmo de me manter acordada, esta alternativa é muito boa. Além de que o facto de estar a beber (e/ou comer) ajuda a manter-me concentrada. Vá-se lá saber porquê. Alguém se identifica?

Para não deixar escapar nada das mil coisas que preciso de fazer, tenho uma agenda (#3) onde aponto tudo. A minha é da Mr. Wonderful, uma loja que já nos habituou aos produtos mais queridos de sempre e que, a meu ver, teve uma aposta ganha nos seus modelos de agendas. A vista semanal permite-me ter uma ideia geral das minhas semanas (nunca tenho tanta coisa separada a fazer em cada dia que me compense uma vista diária, ainda que também exista!) e os mil e um acrescentos que a agenda tem no final dão para fazer listas de tudo – afazeres, compras, de viagens. Confesso que sou a louca-das-listas e portanto adoro, acho muito prático.

Seja no que for que estou a trabalhar, estou sempre a ouvir música (#4). Tenho playlists no Spotify para tudo. Umas sem letra para quando o trabalho envolve escrita mais exigente (detesto escrever a ouvir letras, começo a escrever o que estão a cantar e não o que tenho na cabeça – sim, ainda que seja em inglês/espanhol/chinês e eu esteja a escrever em português), outras mais animadas para quando trabalho até de madrugada e começa a bater o sono à porta, outras mais relaxadas para quando sinto que preciso de uma pausa… De tudo um pouco, mesmo.

Começámos com tecnologia, e acabamos com tecnologia – o meu último essencial de trabalho é mesmo o meu iPhone (5). Num mundo que anda cada vez mais a mil, é indispensável a mobilidade. A mobilidade extrema – tão extrema que um portátil não chega. Se soubessem quanto já perdi a conta à quantidade de vezes em que tratei de assuntos ou respondi a e-mails enquanto estava no metro, no carro… Ou até em tempos mortos de estágio! De facto os smartphones são mesmo um não-vivo-sem.

E são estes os artigos essenciais ao meu trabalho – além de canetas, cadernos e livros propriamente ditos, mas esses parecem-me óbvios. Quais são os vossos?

mt_mg_2146

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Renata Ângelo
    16 Outubro, 2016 at 22:23

    Adorei ! Os meus são iguais , mas não dispenso uma boa caneca de café !

    Mil beijinhos ❤️

  • Reply
    Claudia
    17 Outubro, 2016 at 14:03

    Estás a pensar voltar ao Youtube ? Gostava imenso dos teus vídeos, mas compreendo que não tenhas muito tempo para dedicar a essa plataforma 🙂
    Gosto muitos dos teus posts, e adoro o teu estilo!
    Beijinhos

    • Reply
      Mariana Soares Branco
      17 Outubro, 2016 at 14:47

      Cláudia,
      É um tema sobre o qual ainda estou a pensar… De facto, como dizes, é uma plataforma exigente em termos de tempo. Mas sei que gostavam muito e portanto farei os possíveis! Um beijinho 🙂

  • Reply
    Joana Ferreira
    17 Outubro, 2016 at 15:33

    Olá Mariana! Quais são os nomes das tuas playlists do spotify?
    Amei o post, parabéns.
    Beijinhos

  • Reply
    Vanessa
    17 Outubro, 2016 at 22:04

    Olá Mariana, podias fazer um post com as tuas dicas de organização/ gestão de tempo com a faculdade, vida pessoal, blog, etc. Também podias fazer um post com o método de estudo que adotaste na faculdade 🙂 beijinhos e felicidades

  • Leave a Reply