Personal

Estou de volta


Estou de volta.

Com este estou de volta, não digo apenas que estou de volta ao Miss Tangerine – que também estou, contem com isso! – mas sim que estou de volta a Lisboa, depois de um ano fora. As perguntas de quem ficou são geralmente as mesmas – e escrevo-as porque calculo que sejam as vossas também, não fossem as bloggers que seguimos como nossas amigas: Como foi? Adoraste, não? E já falas italiano? E as minhas respostas, as mesmas também… Foi espectacular, incrível, fantástico, adorei mesmo – e sim, falo italiano.

E as conversas quase sempre param por aqui, ou no máximo prolongam-se com uma ou duas frases forçadas em italiano, depois de alguma insistência – quem fala várias línguas sabe que das coisas mais embaraçosas é pedirem-nos para fazer de macaco amestrado: ‘fala lá um bocadinho!’ … Nunca sei o que dizer. Mas lá digo, e as pessoas ficam contentes de saber que eu estive bem. Mas, e eu? Eu sinto que ficou um mundo por dizer – e que eu adoraria conseguir partilhar. Todos nós já experienciámos a sensação de não conseguir transmitir algo por palavras, seja esse algo um sentimento, um momento, um concerto ou uma viagem… Agora imagem quando não é nada disso, mas sim um ano das nossas vidas.

Foram dez meses que estive em Itália. Dez meses em que aprendi mais sobre mim própria, sobre as pessoas e sobre a vida do que, diria mesmo, no resto da minha vida inteira. Dez meses para parar e pensar, quando ao mesmo tempo o verbo era sempre ir. Dez meses em que aconteceram coisas das quais eu não estava nada à espera – e dez meses que me permitiram descobrir que, às vezes, as coisas das quais não estamos à espera, aquelas que nem queremos, são exactamente as coisas de que precisávamos.

Itália deu-me tudo aquilo que eu queria – e muito mais. Uma das minhas grandes amigas, num texto que escreveu no final do seu ano de intercâmbio, dizia ‘Da soma dos dias volta um coração cheio, uma alma milionária e leve como a minha mochila. Nunca fui tão eu’ … E se não partilho com ela a clareza suficiente para escrever assim acerca deste meu ano, partilho por completo o recheio do mesmo: um coração cheio e agora espalhado pelos quatro cantos da Europa (e alguns ainda um pouco mais longe!), um bocadinho com cada pessoa que foi tão importante para mim, uma alma milionária por tudo o que vi, ouvi e senti e a certeza de que, um ano depois, volto eu: uma eu diferente, por certo, uma eu que aprendeu a dar um novo valor ao verbo voltar mas que nunca conseguirá apagar o verbo ir do seu dicionário – uma eu muito mais eu.

E para fechar estes meus devaneios de retorno, deixo-vos com a minha citação preferida de sempre, um verso de um poema de Tolkien: ‘Not all those who wander are lost‘ – nem todos os que vagueiam estão perdidos. E o meu conselho é mesmo esse: vagueiem. Às vezes, é exactamente no vagueio e na falta de norte que nos encontramos.

… E depois destas palavras, falta-me agradecer por todo o vosso carinho
e assegurar-vos que são bem-vindos de novo ao Miss Tangerine!

Amanhã há novo look 😉

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Carolina
    2 Outubro, 2016 at 7:28

    tão feliz com o teu regresso, mariana! adoro o teu blog 🙂

  • Reply
    Sofia M.
    2 Outubro, 2016 at 20:07

    Boa noite, bem vinda de volta (risos)
    Mariana, simplesmente adorei este post, fez-me sentir toda a nostalgia acerca de partidas e retornos, e no fundo identifico-me totalmente com todo o texto. Para além disso senti a tua falta… espero que tenhas gostado desta experiência e que tenhas aprendido um sem número de lições valiosas.

    Com amor e carinho,
    Sofia Marques

  • Reply
    Ana Isabel Costa
    3 Outubro, 2016 at 7:42

    Vivi uma juventude diferente, ganhei muitas coisas mas deixei outras tantas por fazer. Gostava certamente de ter tido uma experiência assim.

  • Reply
    Tete
    3 Outubro, 2016 at 11:23

    <3

  • Reply
    Daniela
    3 Outubro, 2016 at 22:46

    Que bom que voltaste!! Itália Itália, o meu país preferido!! Nao descurando o nosso Portugal! Da minha amada Roma onde já estive 4 vezes, Florença pela qual me apaixonei o ano passado, e onde voltei á duas semanas atrás, Venezaaaaa, Pisa, Cinque Terre, Milão!!! A comida, as pessoas, um museu ao ar livre!!
    Que bom que os teus looks estao de volta! Espero que incluas neste teu regresso o youtube!!!!!! Beijinho querida Mariana!

  • Reply
    Beatriz Martins
    7 Outubro, 2016 at 20:18

    Estou muito feliz 😀 ADORO!!

    Beijinhos

  • Reply
    Sónia Justo
    29 Outubro, 2016 at 11:04

    Que bom que estás de volta ao miss tangerine, e que correu tudo bem

  • Leave a Reply